domingo, 11 de julho de 2010

ANDREW GARFIELD É O NOVO HOMEM-ARANHA!

Pra quem ainda não sabe, recentemente a Sony Pictures anunciou quem deve substituir Tobey Maguire na pele de Peter Parker nos próximos longas do Homem-Aranha, filmes que devem restabelecer (lê-se reiniciar) as aventuras do Cabeça-de-Teia. O escolhido foi o desconhecido ator californiano Andrew Garfield, 26 anos, que teve participações elogiadas por O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus e o ainda não lançado Rede Social.

"Felipe, é ridícula essa ideia de reiniciar a série tão cedo. O filme vai ser um lixo!" Infelizmente, essa é a coisa que mais escuto por aí. Para os que pensam assim, só posso dizer hold your horses, young fellows. Dói dizer isso, mas a franquia original de Homem-Aranha, dirigida por Sam Raimi e estrelada por Tobey Maguire, já não tem mais conserto. Os dois primeiros filmes foram bons, repletos de cenas de ação e humor que escondiam as falhas de roteiro e até de filmagem, como na cena do funeral de Norman Osborn no primeiro filme. O terceiro, no entanto, levou o Amigão da Vizinhança a um ponto sem volta. Como fã de longa data do aracnídeo e ávido colecionador de suas histórias, tenho meus motivos para dizer tal coisa.

Primeiramente discutia-se que Gwen Stacy devia aparecer nos filmes, fato bem sensato com o qual eu concordava, contanto que Gwen também morresse do mesmo modo que nos quadrinhos. Sam Raimi diz então que não há espaço para ela e que a bela-porém-insonsa Kirsten Dunst faria uma Mary Jane com características de ambas as personagens. A fórmula até que deu certo, até Sam Raimi resolver de fato criar Gwen Stacy e colocá-la em um ponto sem o menor sentido, causando uma confusão sem precedentes que embolou totalmente a trama.

Não vou entrar nos méritos de teia orgânica, Duende Verde estilo Power Rangers ou tampouco o visual Surfista Esmeralda de Harry Osborn no terceiro filme, apenas limito-me neste parágrafo a falar da participação do Homem-Areia no último longa da franquia. Além de ser um vilão sem grande expressão, pelo menos para as telonas, Raimi o colocou como o assassino do tio Ben para adicionar um tom mais dramático ao enredo. Pois bem, ó gênio Raimi, se Flint matou o tio Ben, Peter NÃO deixou o assassino de seu tio escapar de suas mãos anteriormente, portanto ele NÃO tem o porquê de carregar a culpa pelo que aconteceu, o que naturalmente destroi toda a filosofia "grandes poderes trazem grandes responsabilidades", frase que é simplesmente a base de tudo na vida de Peter Parker. POXA VIDA! Precisa dizer mais?

Juntam-se a essa salada a fraca participação e desaparecimento de Eddie Brock, Homem-Aranha ovacionado e Mary Jane fracassada que, juntamente com Harry, formam um verdadeiro triângulo amoroso de novela mexicana, coincidências de lugar e personagens forçadas demais, enfim. Não há mais clima nem retorno para as tramas contadas, só a possibilidade de colocar o dedão no "reset", por mais que eu concorde que é de fato muito cedo para isso.

Especula-se que os novos filmes serão baseados na linha Ultimate Spider-man, escrita por Brian Michael Bendis. Coleciono Ultimate Spider-man há um tempo já (veja a foto!), e gosto de como a personagem foi atualizada para os tempos modernos. As tramas são dinâmicas e os conflitos facilmente entendidos, o que torna a ideia de passar a franquia para o cinema muito interessante. Marc Webb dirigirá a nova série e, julgando-o por seu trabalho em 500 Dias com Ela, acredito que deve sair coisa boa daí.

Andrew Garfield assinou contrato para três filmes, sendo que pelo primeiro, o ator receberá 500 mil dólares, quantia um tanto quanto inexpressiva para um filme de tamanho potencial bilhetérico (neologismo não é bem meu forte). Seja como for, estamos diante de alguém talvez um pouco menos boçal que Tobey Maguire, que talvez não precise representar uma versão emo de Peter Parker. Não sei quanto a vocês, mas pelo menos eu rezo por isso. De verdade.

Posteriormente tenho a intenção de comentar a linha Ultimate Spider-man em mais detalhes, assim como outros quadrinhos que tenho acompanhado. Fiquem ligados!

Um comentário:

  1. Grande teacher Pan...
    Andrew Garfield te 26 anos?!?
    Então o Peter Parker não vai ser picado pela aranha durante uma "excursão escolar", vai ser picado durante uma "pesquisa para a tese de doutorado"... ou ele não vai ser picado ainda como aluno mais sim como o professor do colégio.
    Tudo bem que pela foto o ator parece ser novinho e tal... mais sei lá, vamos ver como vai ficar.
    Só tenho certeza de uma coisa, estes novos filmes do Spider-man vão ser em 3-D,isso se até lá o 4-D não entrar na moda.

    Grande abraço!!
    post scriptum: Adorei o seu livro parabéns, estou esperando o proximo.

    Happy BOY =D

    ResponderExcluir